O Corinthians vai em busca do tetracampeonato da Copa do Brasil, mas sabe que não terá vida fácil, sobretudo por jogar fora de casa. O Timão mede forças contra o Vasco neste domingo, a partir das 18h (de Brasília), no Maracanã, na segunda partida da grande decisão.
Com o empate sem gols no primeiro jogo em Itaquera, o Corinthians do técnico Dorival Júnior precisará se reencontrar rapidamente para conquistar o título. Além disso, o Alvinegro paulista precisará quebrar um longo tabu de 18 anos na Copa do Brasil.
Após um empate na ida, a equipe que atua na condição de visitante no segundo jogo não conquista a competição nacional desde 2007. Na oportunidade, o Fluminense sagrou-se campeão em cima do Figueirense. Os times empataram em 1 a 1 na primeira partida, e o Tricolor carioca venceu o duelo de volta por 1 a 0.
Ao todo, a Copa do Brasil teve 14 finais com empates nos jogos de ida. Em nove oportunidades (64,2% das vezes), o time campeão foi o mandante da partida de volta. Nas outras cinco ocasiões (35,8%), foi a equipe visitante que conquistou o título.
De 2007 para cá, todos os campeões da Copa do Brasil que empataram o jogo da ida foram os mandantes do jogo de volta. Em 2013, o Flamengo conquistou o torneio em cima do Athletico-PR no Maracanã. Tal circunstância se repetiu em 2017, com o título do Cruzeiro contra o Flamengo no Mineirão. Já mais recentemente, em 2022, o Timão viveu o cenário na pele.
Em 2022, Corinthians e Flamengo empataram sem gols, na Neo Química Arena, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. A segunda e decisiva partida, coincidentemente, também aconteceu no Maracanã. Na ocasião, porém, o Alvinegro paulista foi superado pelo rival carioca nos pênaltis, por 6 a 5, após uma igualdade de 1 a 1 nos 180 minutos. O Timão, portanto, tenta exorcizar esse fantasma.
Por outro lado - Em contrapartida, o Corinthians tem um trunfo que pode jogar a seu favor. Os três títulos do Timão na Copa do Brasil foram conquistados fora de casa. A equipe alvinegra ergueu a taça em 1995, 2002 e 2009 — ou seja, busca quebrar um jejum de 16 anos sem ganhar a competição nacional.
Em 1995, o Timão conquistou o título da Copa do Brasil ao vencer o Grêmio no Estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre (RS). Já em 2002, a equipe alvinegra empatou com o Brasiliense em 1 a 1 no Serejão, em Taguatinga, no Distrito Federal. Por fim, em 2009, o Corinthians empatou em 2 a 2 com o Internacional no Beira-Rio, também em Porto Alegre.
Acontece que, nas três oportunidades, o Corinthians soube aproveitar o mando de campo no jogo de ida. Contra o Grêmio, saiu na frente por 2 a 1. Em 2002, bateu o Brasiliense pelo mesmo placar. Já em 2009, ganhou do Internacional por 2 a 0. Os três jogos de ida foram no Pacaembu.
Agora, o Corinthians precisará se reinventar para erguer a Copa do Brasil no Estádio do Maracanã. Enquanto isso, o Vasco busca o bicampeonato e tenta encerrar um jejum de nove anos sem títulos.
Situação do confronto - Corinthians e Vasco ficaram no empate de 0 a 0, na Neo Química Arena, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. O resultado manteve o confronto em aberto.
Quem vencer o duelo deste domingo no Maracanã, portanto, leva o título. Caso o empate persista no placar agregado, a decisão do campeão será nos pênaltis.
